You are currently viewing 2 serviços essenciais para testar a usabilidade e desempenho da sua loja virtual

2 serviços essenciais para testar a usabilidade e desempenho da sua loja virtual

  • Post category:Dicas Gerais

Certamente você investiu muito em design para ter a loja virtual mais atrativa do mercado, mas se as pessoas não conseguem entender como navegar para comprar um produto, o seu site deve estar com problemas de usabilidade. Se continuar assim, é provável que seus potenciais clientes procurem a concorrência.

Sem dúvida, ter um e-commerce funcionando corretamente aumenta a satisfação do usuário, o que se traduz imediatamente em uma maior taxa de conversão, mais vendas e alto rendimento para o seu negócio. Então, como fazer um teste de usabilidade e desempenho da sua loja virtual?

Para começar, o ideal é procurar uma empresa que disponibilize esse serviço. Por exemplo, a Testaisso e a One Day Testing testam seu e-commerce (desktop, mobile e app) sob a ótica dos seus clientes para descobrir quais são os problemas que eles enfrentam na navegação.

O que é um teste de usabilidade na web?

O teste de usabilidade é uma técnica para avaliar um site por meio de testes com usuários que representam o seu mercado-alvo. Consiste em realizar uma série de tarefas, exatamente como um usuário real do site faria pela primeira vez, sem exposição prévia a ele.

Durante o teste é possível concluir se a loja virtual atende ou não aos requisitos mínimos de usabilidade da web. A partir dessa informação, você tem a possibilidade de criar uma experiência de usuário de alto nível.

Teste da Testaisso

A Testaisso oferece aos clientes a possibilidade de elaborar seu próprio teste na plataforma. Dessa forma é possível obter dados reais sobre a experiência do usuário em sua loja virtual para não basear suas decisões em meras suposições.

Com um teste de usabilidade você pode avaliar diversos pontos do seu e-commerce, por isso é importante que você comece estabelecendo seus objetivos, especificando quais tarefas são prioritárias para um usuário realizar e assim conseguir concluir uma compra.

One Day Testing

A One Day Testing assume o papel do seu público para testar sua loja virtual. Alguns aspectos importantes a serem considerados são os seguintes:

– Verificar se as interações do sistema estão funcionando corretamente;

– Velocidade de conexão e portabilidade (funcionamento do site em diferentes dispositivos);

– Desempenho do site ao lidar com um grande volume de acessos.

– As informações sobre o produto são suficientes para tomar uma decisão de compra.

– As chamadas para à ação são claras e incentivam a compra?

Conclusão

Como você pode ver, trabalhar para melhorar a usabilidade da sua loja virtual é fundamental para incentivar os usuários a voltarem várias vezes para repetir a experiência de compra. Certamente isso fará com que você ganhe uma vantagem competitiva frente à concorrência.