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App Store Optimization: aprenda a otimizar seu app no Google Play e App Store

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Você está procurando maneiras de impulsionar os downloads do seu aplicativo, mas não está tendo sucesso? Talvez você esteja concentrando esforços em estratégias pouco eficazes. Para não errar, o melhor a fazer é investir em App Store Optimization (ASO). Trata-se do processo de melhorar a visibilidade de um aplicativo nas lojas de apps, bem como ampliar as taxas de conversão e as taxas de cliques. 

As lojas de aplicativos Google Play e App Store contam com algoritmos complexos para corresponder às consultas de pesquisa dos usuários. Portanto, é preciso considerar alguns fatores de classificação para fazer uma ASO de forma eficiente e assim obter bons resultados. A seguir, algumas dicas!

1 – Defina um nome marcante

Um bom nome não apenas identifica o que seu aplicativo faz, mas também pode melhorar seus rankings. Ele deve ser fácil de lembrar e ter uma pronuncia agradável. Dessa forma poderá ser encontrado com mais facilidade e ainda ser recomendado a outros usuários.

2 – Use palavras-chave com sabedoria

A App Store e o Google Play lidam com títulos de maneira diferente. Aplicativos no App Store devem ter um título com no máximo 30 caracteres enquanto no Google Play esse limite é de 50 caracteres.

Assim como no SEO, as palavras-chave são um fator importante na ASO. Com a Apple, na descrição, você tem apenas 100 caracteres para usar suas palavras-chave, portanto, é preciso escolher com sabedoria, priorizando aquelas mais importantes. Com o Google Play você tem 4.000 caracteres disponíveis.

Ou seja, na descrição, informe exatamente o que seu app faz, além dos seus principais recursos e proposta de valor. É importante falar de maneira simples, porém, direta!

3 – Adicione um vídeo

Estima-se que mais da metade do conteúdo de vídeo da internet seja consumido em dispositivos móveis. Então aproveite o poder do vídeo em seu app fornecendo ao seu público-alvo uma visão melhor de tudo que sua empresa pode oferecer.

A maioria das pessoas verá isso na reprodução automática com áudio silenciado. Portanto, tenha sobreposições de texto para explicar seções ou recursos. Também certifique-se de que o UX do seu aplicativo tenha uma boa aparência e corresponda ao que seus clientes em potencial estão procurando!

4 – Escolha a categoria certa

Colocar seu app na categoria adequada da loja de aplicativos é útil para usuários que estão navegando por categoria, mas também é uma prática recomendada para obter uma boa classificação. Se você acha que seu aplicativo se encaixa em mais de uma categoria, primeiro escolha a que melhor o descreve.

Em seguida, é uma boa ideia verificar quantos aplicativos existem em cada categoria. Escolha a menos competitiva. Por fim, é importante lembrar que inserir seu app em uma categoria errada pode prejudicar sua estratégia de ASO.

5 – Concentre-se no design de ícones

Quanto mais downloads seu aplicativo tiver, mais popular ele será percebido e mais alto será classificado. Saiba que o design de seu ícone desempenha um papel significativo na quantidade de downloads que você obterá. O ícone do seu app deve ser atraente, mas não muito semelhante a outros aplicativos.

Fatores de classificação da App Store e Google Play

App Store da Apple: nome do app, URL, subtítulo, classificação e avaliação dos usuários, palavras-chave, funcionalidade de compra no app, quantidade de atualizações, número de downloads e taxa de engajamento.

Google Play Store: título, descrição, funcionalidades de compra no aplicativo, classificação e comentários dos usuários, número de atualizações, volume de downloads e taxa de engajamento.

App Solutions

Por fim, apostar em App Solutions da iGoal é a melhor opção para ampliar a quantidades de downloads do seu app. Isso é possível pelo estímulo do download do seu app através de anúncios em formato de banners ou vídeos, inseridos em sites e até mesmo dentro de outros apps.