You are currently viewing Brasileiros fazem mais de 10 bilhões de downloads de apps em 2021

Brasileiros fazem mais de 10 bilhões de downloads de apps em 2021

Com mais de 6,3 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, não é surpresa que a indústria de aplicativos móveis esteja crescendo a um ritmo constante, sem quaisquer sinais de desaceleração. 

Essa é uma boa notícia para as empresas que possuem um app próprio. Mas para ter sucesso neste mercado, os usuários precisam baixar e usar seu aplicativo. Então, se você deseja ganhar espaço nessa indústria multibilionária, precisa entender melhor como as pessoas estão baixando e usando aplicativos móveis.

O crescimento do mercado móvel global foi revelado no relatório State of Mobile 2022 da empresa App Annie. Um conjunto de dados impressionantes mostra o tamanho do mundo móvel.

A pesquisa apontou várias tendências em relação ao consumidor mobile que segue adotando um estilo de vida que prioriza o celular no acesso a internet. Os dados foram coletados na App Store (iOS) e na Play Store (Android).

Brasil é o 4º país que mais baixou aplicativos em 2021

Em uma lista de 20 países, o Brasil aparece em quarto lugar como o país onde a população mais baixou aplicativos em 2021, cerca de 10 bilhões de downloads em diferentes segmentos de mercado.

A China ocupa o primeiro lugar no ranking, com mais de 98 bilhões de apps baixados. A Índia vêm na sequência com 26 bilhões e os Estados Unidos no terceiro lugar, com cerca de 12 bilhões de apps baixados.

Já os aplicativos mais baixados em 2021 foram: TikTok, Instagram e Facebook, respectivamente. No que se refere a jogos, FreeFire, Subway Surfers e Roblox ocuparam as primeiras posições no ranking.

Consumidores passam mais de 4 horas por dia em apps

Em 2021, consumidores de 12 países gastaram mais de 4 horas por dia navegando em aplicativos. Enquanto isso, usuários no Brasil, Indonésia e Coreia do Sul passaram mais de 5 horas por dia.

No geral, os gastos do usuário na loja de aplicativos atingiram um novo recorde de US$ 170 bilhões (aumento de 18% ano a ano). Isso mostra até que ponto os consumidores estão dispostos a pagar por experiências e serviços premium dentro de seus apps favoritos. Como sempre, os jogos comandaram a maioria dos gastos diretos do consumidor.

Conclusão

Os aplicativos não podem ter sucesso sem downloads. Parece óbvio, mas muitas vezes os proprietários de apps ignoram isso. Você pode ter o melhor aplicativo do planeta, mas se ninguém estiver baixando, você não terá lucro. 

Portanto, é preciso usar estratégias de marketing eficazes para atrair potenciais clientes. A App Store Optimization (ASO), por exemplo, é um recurso poderoso para melhorar a visibilidade de um aplicativo e ampliar as taxas de conversão. Quanto mais downloads seu aplicativo tiver, mais popular ele será percebido e mais alto será classificado na loja de apps.