You are currently viewing Como o Business Intelligence pode ajudar a sua loja virtual

Como o Business Intelligence pode ajudar a sua loja virtual

  • Post category:Dicas Gerais

A Business Intelligence (BI), ou simplesmente inteligência de negócios, é uma grande vantagem para e-commerces que buscam diferentes estratégias de marketing para obter vantagens competitivas. Essa pode ser a solução que você procura para vender mais. 

As ferramentas de BI permitem transformar dados como estatísticas de vendas e análise do comportamento do cliente, em informações úteis para tomar decisões acertadas. Dessa forma, é possível saber o que está funcionando, o que não está e como melhorar.

A Business Intelligence muitas vezes é vista como a coleta do maior número possível de métricas sem uma análise profunda. Na realidade, a BI é uma abordagem global da empresa que afeta diversas áreas do negócios, com potencial de melhorar o posicionamento e a venda de produtos nos canais digitais.

O que a BI oferece para ajudar a alavancar uma loja virtual

– Dados sobre a eficácia das campanhas, principalmente investimentos em ações pagas;

– Avalia o desempenho do seu site, mostrando quais elementos podem estar prejudicando a conversão de potenciais clientes;

– Analisa os produtos. Você obtém clareza sobre quais produtos estão realmente gerando lucros versus aqueles que não estão bem posicionados e passando despercebidos;

– Informações sobre o engajamento do seus público-alvo, sejam eles regulares, esporádicos ou aqueles que saem da sua loja para acessar os concorrentes; 

– Verifica se as ações de marketing estão atraindo as visitas desejadas e atingindo as metas estabelecidas. Isso também inclui a eficácia do SEO, aplicado tanto ao produto quanto ao conteúdo da web, bem como outros recursos promocionais que ajudam a posicionar sua marca online;

– Identifica segmentos de clientes, com base em seus interesses e jornada de compra, o que facilita o retargeting, promoções, etc.

Retenção de clientes

A inteligência de negócios também contribui para a análise do valor do ciclo de vida do cliente, o que significa que você poderá calcular quanto dinheiro cada um gasta em sua loja virtual ao longo de seu relacionamento.  Você também pode usar esses dados para determinar quais são mais valiosos. Assim, torna-se mais fácil planejar como retê-los e fidelizá-los. 

A BI também fornece amplos relatórios para que as empresas possam tomar as melhores decisões sobre preços e estratégias de marketing. Afinal, identificar os hábitos de compra dos clientes é vital para se manter em um mercado competitivo em constante mudança. 

Aumento da receita

As soluções de Business Intelligence também permitem avaliar as vendas para formular estratégias de acordo com as tendências, demandas e oportunidades do mercado. Esse recurso elimina a necessidade de avaliar dados manualmente, economizando tempo e recursos, tornando os processos mais eficientes.

Outra vantagem é que essa ferramenta pode recomendar para o potencial cliente o produto certo no momento certo. Com base nos hábitos do comprador, você pode verificar o desempenho do produto e promover mudanças rapidamente. Também ajuda a medir os resultados das estratégias implementadas na Internet.  

Conclusão

Por fim, para alcançar o sucesso neste mercado competitivo, você precisa entender a mentalidade do seu consumidor para que suas técnicas de vendas e marketing se alinhem às suas demandas. Nesse contexto, o Business Intelligence está ajudando os e-commerces a obter insights aprofundados para aumentar a eficiência de suas campanhas e ampliar as vendas.