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Compliance no Mercado Financeiro e a sua influência no Mercado de Afiliados

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À medida que o espaço financeiro continua a evoluir com a ascensão das fintechs, as marcas estão constantemente à procura de formas inovadoras para alcançar potenciais clientes. Muitas estão trabalhando com afiliados para diversificar suas estratégias de marketing. Mas nesse contexto, é preciso estabelecer regras para evitar atividades irregulares.

Para uma empresa se manter no mercado financeiro é necessário seguir normas e leis. Uma delas é a compliance, do verbo em inglês “to comply”, que significa cumprir regras estabelecidas. 

Afiliados que promovem links de anunciantes do mercado financeiro devem estar atentos a essas regras, pois as marcas são muito exigentes quanto à publicação de conteúdo relacionado a elas. Afinal, as instituições financeiras não querem manchar sua reputação enfrentando problemas com a legislação do setor.

Atividades indevidas cometidas por afiliados

As empresas sabem que os afiliados oferecem um melhor retorno sobre o investimento do que outras estratégias de marketing e tendem a gerar mais economia a longo prazo. Porém, muitos desconhecem as políticas de Compliance, por isso cometem algumas ilegalidades no que se refere ao conteúdo das campanhas.

Por exemplo: uso de imagens e textos inadequados, fake news ou mensagens sensacionalistas. Muitas dessas atividades levam ao bloqueio do afiliado. De fato, afiliados éticos violam as regras sem saber, por outro lado, afiliados antiéticos alegam desconhecimento quando o fazem.

Informações do tipo: “Você está aprovado ou pré-aprovado”, “Sem análise de crédito”, “Empréstimo facilitado” e “Sem comprovação de renda”, são entendidos como textos enganosos.

Observamos também que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nem sempre é aplicada. Lei que trouxe uma série de regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados dos usuários.

Desafios de Compliance enfrentados pelos anunciantes financeiros

O marketing de serviços financeiros é altamente regulamentado e seus afiliados precisam ser informados de todas as leis relevantes desse setor. Os reguladores estão observando as instituições financeiras e seu marketing muito mais de perto para evitar práticas enganosas. Sendo assim, as marcas procuram prevenir, detectar e resolver questões de Compliance que envolvem afiliados em suas campanhas de marketing.

Devido às características do mercado financeiro, garantir a confiabilidade dos dados é fundamental. Por isso as marcas interrompem qualquer atividade de afiliados que consideram prejudicial à sua reputação. Isso fornece ampla proteção contra riscos inesperados, o que é essencial no marketing de afiliados.

Conclusão

O marketing de afiliados mudou significativamente nos últimos anos. Com novas ferramentas de conformidade e monitoramento, os afiliados são forçados a seguir a política e, portanto, encontrar uma maneira criativa e legítima de anunciar. 

O monitoramento contínuo assegura o uso de estratégias legais por parte dos afiliados para dar mais visibilidade aos anunciantes e como resultado aumentar suas vendas. Os que seguirem as regras, poderão usufruir dos seus ganhos dentro da legalidade.