You are currently viewing O metaverso vai impactar seu e-commerce. Prepare-se!

O metaverso vai impactar seu e-commerce. Prepare-se!

  • Post category:Dicas Gerais

A forma como os consumidores se envolvem online está mudando. À medida que o tempo avança, o comportamento do consumidor se inclina cada vez mais para o digital. É uma questão de tempo até que o metaverso misture o virtual com a realidade. A expectativa é que isso crie uma nova economia digital baseada nas interações das pessoas.

O metaverso é uma perspectiva interessante para os consumidores. Mas é sem dúvida uma perspectiva ainda mais empolgante para os e-commerces. As lojas virtuais serão diferentes neste novo metaverso interativo, combinando perfeitamente as compras na loja física com a online.

As compras ao vivo decolaram recentemente pelo mesmo motivo: oferecem aos consumidores uma nova e empolgante combinação de recursos interativos de compras. O metaverso provavelmente dará origem a recursos completamente novos que nunca vimos antes.

O que é metaverso?

As maiores empresas de tecnologia do mundo já começaram a divulgar o conceito de metaverso. As implicações desse novo universo vão além da criação de experiências únicas de varejo, sendo que muitos acreditam que a realidade mista pode mudar a forma como percebemos as coisas ao nosso redor.

A crescente sofisticação de várias tecnologias convergentes está potencializando essas possibilidades. Misturar nosso mundo físico com o virtual pode enriquecer significativamente nossas experiências do dia-a-dia. As marcas oferecerão aos seus clientes experiências hiperpersonalizadas sem se preocupar com as barreiras do mundo físico. 

No momento, existem várias visões diferentes do metaverso. Mas todas se baseiam no seguinte conceito: um mundo virtual multifacetado que oferecerá aos indivíduos uma gama diversificada de experiências digitais e oportunidades para interagir uns com os outros. Ele conterá uma ampla variedade de ambientes digitais diferentes, mas interconectados, que vão oferecer espaços para atividades de lazer, confraternizações, compras, trabalho e muito mais.

Mas, como isso vai impactar o e-commerce?

É do conhecimento geral que as barreiras físicas são um obstáculo para os negócios, mas o metaverso pode resolver esse problema. Imagine que você é um consumidor e precisa de tênis novos, mas a loja de calçados mais próxima fica longe da sua casa. Então você pode comprar pela internet. 

No entanto, o metaverso é diferente. Ele levará a loja virtualmente até você, como se você estivesse indo para a loja física na realidade. Através de demonstrações de Realidade Aumentada (RA) será possível explicar todos os detalhes dos produtos, o que deve motivar o cliente e efetuar a compra.

NFTs

Os tokens não fungíveis (NFTs) ajudam a transferir ativos virtuais entre os usuários. NFTs podem representar itens digitais, como arte, música e vídeos, e também itens reais, como ingressos para eventos. E-commerces de diferentes nichos de mercado têm prestado atenção nessa tecnologia para entender como ela poderá afetar as vendas online. É provável que ajude a otimizar as vendas e permita o rastreamento dos dados do produto. Os NFTs também podem tornar mais transparente o ecossistema de e-commerce.

Conclusão

Por enquanto, levar sua loja para o mundo virtual e começar a fazer coisas com Realidade Aumentada pode fazer sua empresa ganhar uma vantagem competitiva. Talvez ainda não possamos acessar o metaverso, mas em uma década, certamente poderemos mergulhar nesse universo, dado o investimento projetado por muitas empresas líderes de tecnologia.