You are currently viewing Superapps: o que são e quais funcionam no Brasil

Superapps: o que são e quais funcionam no Brasil

  • Post category:App Solutions

Hoje existem diferentes aplicativos para atender inúmeras necessidades, por exemplo: o pedido de refeições, compra de produtos, contratação de serviços, transações bancárias etc. Certamente, você tem mais de três aplicativos baixados em seu celular. Mas, será que um único aplicativo pode centralizar todos esses serviços? Sim, são os chamados superapps! 

Por que usar dez aplicativos quando apenas um tem tudo que você precisa? Os superapps servem como um portal único para uma ampla gama de serviços virtuais. Os mais famosos como WeChat e Alipay na China, reúnem mensagens instantâneas (semelhante ao WhatsApp), redes sociais, marketplaces e serviços como Uber, por exemplo. 

Os superapps no Brasil

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, cerca de 81% da população brasileira não sabe do que se trata um superapp. Entretanto, depois de compreenderem esse conceito, a maioria dos entrevistados disse que os instalaria. Um dos motivos é reduzir o espaço na memória do celular.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer para que se estabeleça uma cultura multiuso dos aplicativos no Brasil, grandes empresas já investem em superapps. Atualmente, alguns superapps de mais relevância no país são: Ame Digital, Banco Inter, MagaluPay e Mercado Pago, segundo a nova edição do Prêmio iBest.

Mas, para se manterem sempre em alta, as empresas precisam investir em estratégias comprovadamente eficazes para aumentar o número de downloads de seus apps. Para conquistar esse objetivo, uma poderosa solução é o App Solutions da iGoal.

Essa estratégia ajuda a aumentar a quantidade de instalações de um aplicativo em pouco tempo e pelo menor custo CPI (custo por instalação). Por meio de ações mobile inteligentes, é possível melhorar o desempenho das campanhas.

Por que escolher a rota dos superapps

Com as pessoas usando cada vez mais seus celulares, é crucial que os aplicativos ofereçam o maior número possível de serviços para manter os usuários engajados. Em vez de ter vários aplicativos para serviços diferentes, eles podem acessar apenas um. 

Nos Estados Unidos e países europeus está ocorrendo um grande avanço no tema superapps. Grandes empresas já estão incluindo serviços diferentes daqueles com os quais surgiram no mercado. 

Devido, em grande parte, à sua versatilidade, os superapps rapidamente se enraizaram na vida dos chineses. Não é incomum que um usuário do aplicativo WeChat marque um encontro com um amigo por meio de mensagens online, faça reservas para jantar, compre ingressos para o cinema, peça um táxi e pague todos esses serviços ao longo do caminho através de um único aplicativo.