You are currently viewing Você usa humor nas ações de marketing digital?

Você usa humor nas ações de marketing digital?

  • Post category:Dicas Gerais

Algumas das campanhas de marketing digital mais memoráveis ​​da atualidade envolveram humor. Quando a mensagem coincide com objetivos do anúncio, está bem integrada aos objetivos da empresa e é considerada apropriada para o tipo de produto ou serviço, o humor torna-se um elemento capaz de aumentar a intenção de compra.

Já foi comprovado que ações de marketing bem humoradas tem o potencial de chamar a atenção do público, aumentar o reconhecimento da marca e a capacidade de persuasão da mensagem, já que cria uma conectividade emocional com os consumidores.

Seja qual for o seu negócio, pensando de forma criativa e além do produto, você pode criar algo que se torne um sucesso viral. Assim, até mesmo pessoas que não tem a intenção de comprar seu produto compartilharão a mensagem com amigos e familiares.

Por que anunciar com humor?

O humor é um elemento que evoca emoções. Dessa forma sempre cria uma impressão positiva nos consumidores. Mas, ele não deve ser a única forma de publicidade a ser empregada em suas campanhas. Principalmente quando você está vendendo um produto muito específico e precisa fornecer aos seus potenciais clientes conteúdo de valor. Em muitos casos, toques bem-humorados podem melhorar uma peça que já é valiosa por si só. 

Adicionar humor à equação quando menos se espera pode ser uma ótima maneira de mostrar aos clientes que você se preocupa não apenas com as vendas, mas também com a satisfação individual deles. O humor sempre acrescenta mais qualidade aos materiais de marketing digital. Marcas divertidas são mais relacionáveis ​​e vistas como confiáveis ​​e humanas.

As pessoas adoram espalhar o riso, por isso tornar sua campanha bem-humorada induz o compartilhamento. Sem dúvida, qualquer mensagem que contenha humor será mais fácil de ser lembrada pelo seu público-alvo. No entanto, tenha cuidado para não cruzar a linha fazendo uma piada sobre um grupo específico de pessoas ou sobre algum tema polêmico.  

Como usar o humor nas redes sociais 

O momento nunca foi melhor para as marcas usarem as redes sociais para lançar campanhas de marketing com humor. A principal razão para isso é que, principalmente o YouTube, Instagram e TikTok , são amplamente vistos como meios de entretenimento. Quando as pessoas encontram um vídeo que ressoa com elas, a probabilidade de compartilhamento se torna ainda maior.

Um ponto a ser considerado ao usar o humor em vídeos nas redes sociais é que algumas pessoas vão gostar e dar boas risadas, outras não, e ainda haverá quem simplesmente não entenderá nada. Mas se for bem feito e engraçado o suficiente, o seu vídeo será um sucesso.  

Portanto, o mercado-alvo sempre deve ser considerado. Às vezes, a parte do vídeo que você pensou ser a mais engraçada pode não ser motivo de risadas, enquanto uma cena que você não esperava que fosse um sucesso seja a parte mais popular. 

Conclusão

Então, você deve incorporar o humor em suas campanhas de marketing? Isso depende das características da sua empresa, quanto risco você está disposto a assumir e quanto trabalho está disposto a colocar no produto final. O humor certamente pode adicionar novas dimensões à sua campanha e gerar melhores resultados, mas somente se for usado adequadamente.